Dedicação à saúde integral da mulher

Dra Nair H G Margotti

MASTOLOGISTA & GINECOLOGISTA

Dra Nair H G  Margotti

CRM-SC 12038

RQE Mastologista 22904

RQE Ginecologista 22898

O que é mastite e como tratar

Mastite é uma inflamação das glândulas mamárias, geralmente causada por uma infecção bacteriana. É mais comum em mulheres que estão amamentando, mas também pode ocorrer em mulheres que não estão amamentando. Pequenas feridas nas mamas costumam ser por onde as bactérias entram, como costuma acontecer durante a amamentação.

Os sintomas da mastite incluem dor, vermelhidão, inchaço e calor na mama afetada, além de febre e calafrios. Se você suspeita de mastite, é importante procurar atendimento médico imediatamente, pois a infecção pode se espalhar e piorar. Uma das complicações é o abscesso mamário, que pode acontecer quando não tratada prontamente. Em alguns casos, a mastite pode se tornar grave e exigir hospitalização. Por isso, é importante buscar atendimento médico o mais rápido possível se você estiver apresentando sintomas de mastite.

O tratamento da mastite envolve antibióticos para combater a infecção bacteriana. Além disso, é importante descansar bastante e manter a mama arejada e limpa. Amamentar regularmente pode ajudar a aliviar a dor e a manter o fluxo de leite, mas se for muito doloroso, pode ser necessário interromper temporariamente a amamentação ou usar uma bomba de leite para esvaziar a mama.

É sempre importante lembrar que o leite materno é o principal alimento para crianças até 6 meses, sendo indicada a amamentação exclusiva nesse período. É possível manter a amamentação durante o tratamento da mastite, mas observação atenta e cuidados apropriados são necessários.

Locais de atendimento

MedClin

📍 Rua Presidente Nereu Ramos, 19 – Sala 901  - Centro Florianópolis/SC

Agendamento: (48) 3304 7306 – 3304 7296 – 98802 1771